Fauvismo

O termo Fauvismo deriva de “fauve” (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do Salão de Outono de 1905, em Paris onde a violenta expressão cromática das telas expostas contrastava com o pendor clássico-renanscentista de uma escultura aí presente. Foi um movimento de curta duração, na passagem do Século 19 para o Século 20, que constituiu o primeiro, senão o mais importante, movimento de renovação da pintura francesa depois do Impressionismo.

Opondo-se abertamente ao Impressionismo pelos efeitos ópticos ilusórios que esta pintura praticou, deriva contudo dele e das conquistas pós-impressionistas, nomeadamente das de Cézanne, Gauguin e Van Gogh.
Pretendendo anular toda a teorização na arte, a pintura fauve visou transmitir ao espectador emoções estéticas profundas através da exaltação das cores, usadas em tons fortes e contrastantes, sem modelado, onde a ilusão da terceira dimensão se perde.
Por isso, as formas resultam simplificadas e planificadas e a perspectiva académica é rejeitada em função de um tratamento do espaço mais intuitivo e livre, bidimensional. A expressão é dada pelas linhas e pelas cores, aplicadas ora lisas e finas, ora texturadas, em pinceladas directas e emotivas, num entusiamo por vezes quase juvenil.
Movimento artístico, caracterizado pela utilização de cores puras em grandes manchas e com fortes contrastes, para acentuar ao máximo o valor expressivo da cor, exaltando a sua sensualidade e sugestão emotiva.
Teve como líder incontestável Henri Matisse, contando também com a participação de outros grandes artistas, entre eles, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braquese, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz.
Os Fauvistas rejeitaram o império da forma, ditado pela academia, o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como factor primordial da pintura. Este movimento afirmava por isso a autonomia da cor e do espaço, utilizava com grande ousadia largas manchas de cores violentas, evocando um mundo fantástico de grande emoção e cor.

Henri Matisse

- Pintor Francês;
- Nasceu no Norte de França, em 1869;
- Em 1890, comprou uma caixa de tintas e um livro “Manual Geral de Pintura e Óleo de Goupil”.
- Em 1892 Matisse chegou a Paris para estudar Arte.
- Abandonou os estudos de Direito, para se dedicar à Pintura. O pontilhismo inspirou-lhe cores mais fortes e arrojadas e dessa técnica surgiu o fauvismo. O seu estilo tornou-se muito versátil, incluindo trabalhos austeramente geométricos e exuberantemente decorativos.
- Faleceu em Nice, a 3 de Novembro de 1954;

Características da pintura de Henri Matisse

Arte tranquila, harmoniosa e agradável.
Um dos fundadores da Arte Moderna. Concebia a pintura pelos seus valores intrínsecos – os da cor e da bidimensionalidade – e essencialmente como um exercício técnico e estético, capaz de comunicar emocionalmente com o espectador.
Atirou-se em várias direções; experimentando novas técnicas e estilos. Do Impressionismo até a Arte Abstrata.

Alguns dos seus quadros:


Henri Matisse Luxe, Calme, et Volupté 1904; óleo sobre tela


Henri Matisse Retrato de Madame Matisse 1905; óleo sobre tela


Henri Matisse A mulher argelina 1909; óleo sobre tela


Henri Matisse Harmonia em vermelho; óleo sobre tela


Henri Matisse A dança (1ª versão) 1909; óleo sobre tela


Henri Matisse Nu Azul 1952; óleo sobre tela


Henri Matisse Interior Vermelho 1947; óleo sobre tela

0 Response to "Fauvismo"

Enviar um comentário