PUBLICIDADE

Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objectivo promover a venda de produtos ou prestar serviços.

Deve obedecer aos seguintes aspectos:

ATENÇÃO INTERESSE DESEJO MEMORIZAÇÃO ACÇÃO

A Atenção - captar a atenção do público-alvo, normalmente pelo grafismo ou pela mensagem

O Interesse - despertar o interesse, a curiosidade em conhecer o produto ou campanha

O Desejo - criar o desejo de possuir o produto ou aderir a uma campanha

A Memorização - memorizar o produto, a marca, o slogan ou a mensagem publicitária

A Acção - levar o consumidor a um comportamento (compra, adesão a uma campanha, etc)

Deve ser constituído por:

Um SLOGAN - texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua retenção na memória

Uma IMAGEM - de preferência a cores, para despertar a atenção.

Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO -complementar ao slogan, explicitando mais detalhadamente o produto a promover.

Um SÍMBOLO DA MARCA do produto


O texto publicitário tem como objectivo primordial persuadir e incentivar o consumo.

Para isso serve-se de vários recursos estilísticos:

- Aliteração
- Onomatopeia
- Rima
- Repetição
- Abundância de ajectivos
- etc.

Funções da linguagem predominantes:
- Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo

- Função poética: uso de figuras de estilo (referidas em 3)

Baseia-se em três princípios:

Estudo do mercado - deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz

Marketing - uso de técnicas para convencer o receptor a comprar a mercadoria.
(normalmente, fazem-se promoções, enviam-se amostras, etc).

Motivação - devem utilizar-se todos os processos par persuadir o consumidor.

0 Response to "PUBLICIDADE"

Enviar um comentário