Impressionismo

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.

A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.

Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.

O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.

Claude Monet (1840-1926) fez parte do movimento impressionista na França, que teve início em 1874 com a primeira exposição do grupo no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar. A denominação Impressionismo foi dada a partir de uma declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela de Monet "Impression du Soleil Levan". O grupo ficou conhecido por realizar uma pintura ao ar livre, em frente ao motivo, numa nova concepção de pintura, de celebração dos espaços do mundo e da luz. Adotando um princípio dinâmico por excelência, o grupo também eliminou as referências mitológicas, religiosas e históricas para refletir a vida contemporânea e a nova Paris, as impressões momentâneas e fugazes de seu cotidiano.

Técnicas Impressionistas:

Os artistas aplicaram uma técnica revolucionária de pintura que consistia em:

-Pinceladas curtas, de cores puras;

-Figuras sem contornos definidos;

-Ilusão perfeita da vibração da luz e cor.

Características da pintura Impressionista:

-A pintura deve mostrar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
- As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor. -As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
-Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.

Características do Impressionismo:

-Rompe completamente com o passado; -Inicia pesquisas sobre a óptica/ efeitos (ilusões) ópticas;
-Contra a cultura tradicional;
-Pertence a um grupo individualizado;

Pintores Impressionistas:

Claude Monet Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, França, a 14 de Novembro de 1840 e morreu em Giverny a 5 de Dezembro de 1926. Ele foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas.

Édouard Manet nasceu a 23 de Janeiro de 1832, Paris e morreu a 30 de Abril de 1883 em Paris. Foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX.

Pierre Auguste Renoir, nasceu em Limoges, 25 de Fevereiro de 1841 e morreu em Cagnes-sur-Mer, 3 de Dezembro de 1919. Foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista.

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert a 30 de Março de 1853 e morreu em Auvers-sur-Oise a 29 de Julho de 1890. Foi um pintor pós - impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.

Bibliografia:

http://www.maguetas.com.br/impressionismo

http://www.historiadaarte.com.br/manet.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo


0 Response to "Impressionismo"

Enviar um comentário